7 técnicas de bioconstrução para fazer uma casa ecológica



1. Pau a pique ou casa de taipa


A tradicional técnica do norte e nordeste brasileiros usa uma terra argilosa com pelo menos 40% de argila. A massa de terra bem molhada, mas não a ponto de virar lama, é colocada manualmente numa espécie de estrado vertical, ou um gradeado, feito com varas, galhos ou cipos grossos, encontrados nas redondezas da obra, previamente armados na linha das paredes.

2. Cob


Usa uma terra com até 40 a 50% de argila, acima disso é necessário acrescentar um pouco de areia. Consiste numa massa feita da mistura de terra com palha seca. Sua aplicação é como se fosse uma massa de modelar, na qual você já vai aplicando na linha da parede, diretamente sobre o chão, sem o gradeado do pau a pique, nem qualquer outro tipo de forma ou escora. Após seca, esta parede vira um monolito, sendo uma estrutura bastante resistente.

3. Adobe


O adobe é tradicional da região centro oeste e sudeste do Brasil, são os tijolos feitos de terra. Usa o mesmo tipo de terra do pau a pique, porém são produzidos os tijolos antes de serem usados nas paredes. A massa de terra é aplicada dentro de uma forma retangular com dimensões definidas em função do tamanho do tijolo desejado. Após preenchimento da forma ela é imediatamente retirada e aquela tijolo mole fica secando no pátio por cerca de 15 dias. Depois de seco, basta retirar o tijolo e usa-lo nas paredes, como um tijolo maciço. O assentamento dos tijolos normalmente é feito com a mesma massa que foi usada nos tijolos.

4. Superadobe


 É uma técnica de terra ensacada, pode usar praticamente qualquer tipo de solo que esteja disponível no terreno, inclusive solos cascalhentos desde que contenha uma parte de argila ou silte. A massa feita com a terra local umedecida até o ponto de parecer uma “farofa” como se fala nas obras, é colocada dentro de sacos de ráfia que vão sendo alinhados formando as paredes. É uma técnica com altíssima capacidade estrutural, podendo ser usada como parede autoportante, isto é, receber o peso de um telhado, por exemplo.

5. Hiperadobe


É uma variação do superadobe que utiliza um saco vazado, feito com o mesmo material plástico de tela de sombrite. Sua vantagem é que a espessura final da parede é menor, economizando trabalho e terra, e que pelo saco ser vazado, a execução do reboco é mais fácil do que no superadobe.

6. Taipa de Pilão


 Outra técnica ancestral de recorrente ao redor do mundo. Consiste na construção das paredes se utilizando de uma forma feita com tábuas, madeirites ou chapa metálicas, disposta paralelamente entre si e presas aos pilares da obra. Esta espécie de caixa comprida vai sendo preenchida com a massa de terra pura, ou misturada com palha seca que depois é pilada com um pilão manual que compacta a terra até virar um monolito. Após o preenchimento completo desta fiada, move-se a forma para cima e repete-se o procedimento.

7. Tijolo de solo-cimento


A técnica do solo-cimento se vale de uma mistura de 10 partes de terra para 1 parte de cimento. Essa quantidade de cimento, aliada ao procedimento de prensagem, feito numa máquina semi manual, na qual o operador adiciona a mistura de terra e cimento e movimenta uma alavanca que propicia a compactação da massa na forma dos tijolos. Após isso, basta secar por sete dias e se obtém um tijolo semelhante ao tijolinho maciço de cerâmica, muito utilizado em paredes de tijolos aparentes.
 

Por: Claudio CJ

Claudio CJ - O idealizador e fundador do Ipoema, é permacultor desde 1998, bioconstrutor e gestor de projetos, é Engenheiro florestal e mestre em sustentabilidade pela UnB, professor e palestrante com muita experiência prática!


Fonte: https://ipoema.org.br/7-tecnicas-de-bioconstrucao-para-fazer-uma-casa-ecologica/

Comentários

  1. Parabéns pela iniciativa de transmitir alternativas para a população. obrigada em nome de todos que necessitam

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa de transmitir alternativas para a população, obrigada em nome dos que necessitam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita!!! Fico feliz que tenha gostado!!!!

      Paz e Luz!!!

      Excluir
  3. Sabe me dizer se atualmente existe muita dificuldade para obter a aprovação municipal para bioconstruir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom recebê-lo aqui, meu amigo! Bem vindo e sinta-se à vontade!!!
      Respondendo sua pergunta, as regras são determinadas pelas prefeituras locais, por exemplo aqui na minha região, basta eu conseguir um profissional, no caso um arquiteto ou engenheiro, com registro de CREA, que "ateste" ou até mesmo realize o projeto para conseguirmos a legalização, como uma obra comum mesmo... é bacana você se informar melhor nos órgãos da tua cidade, mas costuma ser bem tranquilo!!

      Abraço, Paz e Luz!!!

      Excluir
    2. Olá, bom dia A legislação municipal geralmente não se envolve com o processo consstrutivo, se é convencional ou alternativo, deste modo não vai ter embaraço para aprovação _ já não é o caso se voce pretender fazer algum tipo de financiamento bancário para construção, neste caso as regras são restritivas, porque a garantia é o próprio imóvel, Abraços

      Excluir
    3. Oi Lila! Obrigado pelo esclarecimento! Me referi a prefeitura porque é ela quem regula, e é responsável pela fiscalização e também cobrança do "famoso" IPTU. Mas de fato, referente a financiamento acho que é algo mais complexo... Abraços e fique a vontade para nos ajudar elucidar mais pontos!!! Paz e Luz!!!

      Excluir
  4. Gostaria de saber como identifico argila no ambiente ou como posso adquirir. Você poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  5. Fala Dário! Prazer em vê-lo por aqui, amigão!!!! Então, seguinte: Vamos partir de uma premissa básica: identificar os solos ou o solo de que dispõe o seu terreno. Ele pode ser de três tipos: Arenoso, Argiloso ou Siltoso. Se houver alguma parte do seu terreno com solo argiloso, você pode extrair a argila de lá. A argila pode variar de coloração e densidade, devido a região. Pode ter mais ou menos liga, mas de um forma geral, sempre conseguimos encontrar argila por perto. Vou deixar aqui um link de um artigo sobre solos e construção, e um vídeo sobre a preparação da argila para bioconstrução, nesse caso especifico é para reboco.

    https://www.geoanalisys.com/noticias-sobre-geofisica/conhec%CC%A7a-os-principais-tipos-de-solo-e-suas-fundac%CC%A7o%CC%83es-mais-aconselhaveis/

    https://youtu.be/n9I5vaGxLbc

    Espero ter ajudado!!!

    Paz e Luz, irmão!!!

    ResponderExcluir
  6. Quando a casa deixa deser habitada, tira-se as telhas e ela se dissolve, continuando seu ciclo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mais pura realizada, Bia!!!! Sem apego, apenas gratidão!!!
      Paz e Luz, minha irmã!

      Excluir
  7. Salve, Wong! Gostei das postagens, você tem uma casa construída desta forma? Onde fica? Podemos trocar algumas ideias sobre bons lugares para adquirir uma terrinha e construir uma casinha? Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Renato! Salve! Ainda não tenho, amigão... Mas ando estudando bastante, é minha meta! Mas fique à vontade para sugerir temas, irmão... Sou ávido por aprender!!!
      Paz e Luz!

      Excluir
  8. Agradeço a sua resposta e estamos aí para aprender, sempre! Reforço a pergunta e fico aberto a respostas sobre local interessante para comprar uma terrinha e fazer uma casinha bem pequena com esta técnica. Vamos juntos! Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Então Renato, aqui na região dos lagos tem uns locais legais pra fazer uma casinha assim... o grande lance é que pegar um veio de argila aqui é raro... Terreno muito arenoso. Mas tem uns terrenos, em termo de ambiente mesmo, bem legais... Me indicaram também a região serrana daqui do RJ... Conheço bem Teresópolis, e estou pensando em fazer algo pra lá, assim que minhas finanças melhorarem!!!
      kkkkkkk
      Mas vamos que vamos!!!
      Abração!!!

      Excluir
  9. Alô alô Wong! Nilson Dias é meu amigo e tem um trabalho fantástico! Porém lá no link dessa matéria no site dele ele cita a fonte. Ficaria bem feliz se a autoria fosse reconhecida aqui! Veja o original -

    https://ipoema.org.br/7-tecnicas-de-bioconstrucao-para-fazer-uma-casa-ecologica/

    Lhe escreve, Cláudio Jacintho, o autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blz Cláudio! Obrigado pela informação e também pelo excelente texto!!!! Vou corrigir sim, meu amigo!!!

      Forte Abraço!!!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ISA lança manual sobre plantas indígenas com download gratuito

Moringa, a árvore mágica que pode acabar com a fome no mundo

Taiobas, a confusão: Guia Definitivo de Identificação

A força do jazz na trilha dos desenhos antigos

Serralha, e a Serralha de Espinho. Verdura PANC.