Taiobas, a confusão: Guia Definitivo de Identificação

Taioba verdadeira, Xanthosoma taioba.

A taioba (Xanthosoma taioba, por vezes denominada Xanthosoma saggitifolium) é uma hortaliça que está voltando a ser consumida e cultivada nas hortas. Pergunte por aí - certamente alguém já ouviu falar ou já comeu, ou conhece alguém que já comeu. É uma verdura folhosa grande, de sabor parecido com a couve, consumida refogada, ou em outras inúmeras receitas, como molhos verdes, pastéis, bolinhos e suflês.

O problema é que a taioba é uma planta de difícil identificação, por ser parecida com muitas plantas não comestíveis, ou que exigem um preparo diferenciado. Mesmo a taioba possui alguns indivíduos que, mesmo sendo taiobas, são mais ou menos "mansas", dependendo da localidade do clima e da época do ano. 

Muita gente confunde a taioba com o inhame. Depois da leitura desse guia, você aprenderá a diferenciar as duas. Aliás, você precisa saber, na Ásia, as folhas do inhame são consumidas igual a taioba. O problema é que eles tem muitos tipos de inhame que nós não temos, todos variedades de Colocasia esculenta. Na dúvida, mesmo que tenha lido em algum lugar, NÃO COMA FOLHA DE INHAME

Quando e onde colher?

É uma planta que gosta de ambientes sombreados e úmidos, como terrenos abandonados, próximo a muros ou ainda perto de córregos. Então, se estiver nascendo em local seco, não é taioba.

A taioba não deve ser colhida se crescer em local com muito sol - elas se defendem do sol fabricando "defesas" que deixam a folha com um teor maior de substâncias tóxicas. Prefira sempre as plantas que crescem com folhas em ambientes sombreados.

Ela hiberna em locais secos, como o interior de São Paulo. Prefira colher taioba nos meses chuvosos da sua região. Em cidades litorâneas, por exemplo, ela pode ser colhida o ano todo. Uma mesma taioba pode ser "brava" ou "mansa" dependendo da época do ano.

Como cultivar?

Para fazer mudas, você pode remover os brotos laterais que as plantas mais velhas soltam, replantando-os. Inicialmente as folhas são pequenas, mas em solos férteis e bem irrigados elas podem ficar enormes. E, se você mora em locais cujo inverno é muito seco, pode ser que elas hibernem e fiquem sem as folhas até a volta das próximas chuvas.

Como identificar a taioba verdadeira?

Ela precisa ter:

  • folhas em forma de coração
  • ser totalmente verde, inclusive os talos
  • ter uma linha que circunde a folha toda, na borda
  • ter as duas "orelhas" se encontrando no talo
  • crescer com a ponta "apontando" para baixo, igual um coração
  • não pode ser muito rugosa ou amassada
  • não pode ser trepadeira
  • não dá flores coloridas - as flores são discretas e esverdeadas.
Existem diversas plantas, da família das Araceas, muito parecidas com a taioba. Contudo, poucas possuem as folhas comestíveis após cozimento. Das comestíveis, estão inclusas no gênero Xanthosoma: Xanthosoma sagittifolium (conhecida como taioba) e Xanthosoma mafaffa (chamada de mangarito). A taioba-brava (Xanthosoma violaceum) tem os talos roxos, as raízes (inhame) comestíveis cozidos e as folhas comestíveis após longo cozimento. Na dúvida, evite.

Porém, há muitas espécies que as folhas, apesar de parecidas, são ricas em oxalato de cálcio e outras substâncias, sendo portanto tóxicas e causando irritação na boca, mesmo depois de cozidas. Elas estão principalmente no gênero Xanthosoma, Alocasia e Colocasia.
 
 
Taioba verdadeira, nascendo na sombra e em local úmido.

Falsa-taioba, Xanthosoma robustum. Apesar de muito parecida, as folhas são muito "bravas" para consumo. A diferença está em três dicas: essa espécie é maior (até 4m de altura), as folhas são onduladas, o "caule" (inhame) fica totalmente para fora da terra e as "orelhinhas" ou "v" da folha ÀS VEZES não se encontram no caule (veja detalhe).

Taioba verdadeira, Xanthosoma taioba. Note que está amarelada e nascendo em local ensolarado. Pode estar muito "brava" por causa do clima e ambiente.

Taioba-brava. Xanthosoma violaceum. Note os talos roxos. Folhas comestíveis após longo cozimento. Raízes comestíveis cozidas igual inhame. Resiste mais a seca do que a taioba verdadeira.

À direita, taioba verdadeira. À esquerda, taioba-brava, (Xanthosoma violaceum).

Inhame, Colocasia antiquorum. Nota que a fenda da folha se fecha antes do talo. Não tem linha circundando a folha. Raízes comestíveis cozidas.

Singônio. Syngonium podophyllum. Planta trepadeira ornamental. Tóxica.

Xanthosoma atrovirens. Taioba-branca. Parece taioba, mas tem manchas brancas. Não comestível.

 Essa é a Alocasia macrorrhiza. Parece com a taioba, mas as folhas apontam para cima. Come-se o rizoma, idêntico ao inhame, muito bem cozido. Não recomendamos o consumo nem do inhame  por ser muito "bravo".  Mais informações sobre as raízes comestíveis do gênero  Alocasia, ou inhame gigante, aqui, em inglês.

Antúrio. Flor ornamental. Não consuma, não é comestível. Deixo os vasos da sua avó ou mãe em paz. Se você confunde taioba com antúrio, lembre-se de estudar mais o tema antes de sair colhendo plantas para consumir.

Resumo da identificação da taioba verdadeira. 




ATENÇÃO
 
Existe uma espécie pouco conhecida chamada couve-chinesa ou taioba-chinesa, que tem as folhas parecidas com o inhame. Ela é difícil de identificar, então não consuma se não tiver ganho de uma pessoa que tem certeza do uso e que faça consumo dela. Abaixo, fotos da planta, cedidas pelo Lúcio Tamino.
 
Parece inhame mas é couve-chinesa, uma folha comestível. Possivelmente Colocasia gigantea (Leucocasia gigantea). Cuidado na sua identificação. Foto: Lúcio Tamino

Parece inhame mas é couve-chinesa, uma folha comestível. Possivelmente Colocasia gigantea (Leucocasia gigantea). Cuidado na sua identificação. Foto: Lúcio Tamino

Colocasia gigantea em cultivo em MG, chamada de "taioba-couve". Foto cedida por Marquinhos Biggs.
 
Se não tiver certeza, não consuma. Nem sirva pras visitas. Melhor ficar na dúvida, certo?

Taioba, modo de preparo:
  1. Ferva água, adicione as folhas picadas ou inteiras.
  2. Aguarde 1minuto e remova as folhas.
  3. Descarte a água.
  4. A taioba está pronta para ser refogada e usada em várias receitas.
Caso vá consumir os talos, cozinhe por 3 minutos e escorra. O calor inativa substâncias tóxicas, e os cristais de oxalato ficam na água.

Por

Fonte: http://www.matosdecomer.com.br/2014/06/taiobas-confusao-guia-definitivo-de.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ISA lança manual sobre plantas indígenas com download gratuito

Moringa, a árvore mágica que pode acabar com a fome no mundo

A força do jazz na trilha dos desenhos antigos

7 técnicas de bioconstrução para fazer uma casa ecológica

Serralha, e a Serralha de Espinho. Verdura PANC.