ISA lança manual sobre plantas indígenas com download gratuito



O manual faz parte do treinamento em pesquisa e intercâmbio de conhecimentos em etnobotânica com povos indígenas da região do Alto Rio Negro, na Amazônia

A natureza possui muitas das respostas que procuramos no mundo material, e ninguém melhor para conhecer os potenciais curativos das plantas e vegetais do que os indígenas.

Pensando em democratizar esse conhecimento e valorizar a sabedora ancestral indígena, o ISA (Instituto Socioambiental), em parceria com o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, acaba de lançar o “Manual de Etnobotânica – Plantas, Artefatos e Conhecimentos Indígenas“.


O material reúne os conhecimentos indígenas às informações científicas sobre as plantas e seus usos – medicinais ou não. Para quem busca uma vida mais equilibrada e conectada com o potencial dos elementos naturais, esta aí uma ótima alternativa.

A publicação baseia-se em um longo programa de colaboração entre o ISA e pesquisadores indígenas na região do Tiquié, no Amazonas, iniciado em 2005, que resultou numa ampla gama de publicações e materiais educacionais relacionados ao manejo ambiental, gestão territorial, cultura, história e tecnologia.

O manual oferece uma possibilidade de se aproximar do conhecimento sobre as plantas amazônicas e seus usos


O manual faz parte do treinamento em pesquisa e intercâmbio de conhecimentos em etnobotânica com povos indígenas da região do Alto Rio Negro, no noroeste amazônico, realizado em 2016, e tem o objetivo de apoiar a pesquisa indígena colaborativa, intercultural e interdisciplinar.

O material apresenta, entre outros tópicos, a etnoecologia, a etnobotânica e a biodiversidade do noroeste amazônico, e ensina a coletar amostras, reconhecer espécies, classificá-las e cultivá-las.

O “Manual de Etnobotânica – Plantas, Artefatos e Conhecimentos Indígenas” está disponível para download gratuito. Baixe o seu!

Resumo

O "Manual de Etnobotânica: Plantas, Artefatos e Conhecimentos Indígenas" é uma parceria com o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, e tem download gratuito.
 
 


 Fonte: https://lunetas.com.br/isa-manual-plantas-indigenas/

Comentários

  1. "E o verde das folhas será a salvação das Nações" No 22;2.
    Meu pai (Cândido Buta),relatava um fato ocorrido com um ancestral nosso. Quando chegaram aqui, um senhor pegou a febre amarela, ele era amigo dos Bugres.
    Este fizeram uma vala no chão encheram de gravetos e alguns paus de uma madeira cheirosa. Depois encheram a vala de folhas colocaram ele dentro, cobriram de Folha e depois cobriram de terra deixando só um suspiro para ele respirar.
    Por uns 20 minutos tiraram ele é enrolaram em panos.
    Ele foi salvo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A terra virgem, terra do mato mesmo, sozinha em si ja tem o poder de cura. As toxinas saem pra fora do corpo qdo nos enterramos. Por isso ate hoje se usa terra e mais comum a argila aplicada com chá em cima dos orgaos de desintoxicacao como figado, pancreas, tiroide pra curar. Pena que a tv intoxicou a cabeça do povo com essa medicina mentirosa de hoje em dia.

      Excluir
  2. Parabéns! Parabéns a toda equipe elaboradora. Um registro como esse, eterniza uma cultura.

    ResponderExcluir
  3. Ameríndia Afro Proto Indo Europeia Amazônia Ioniza Brasilatiniza Mundi Biodiversincretico.

    ResponderExcluir
  4. Parabens por todo trabalho e dedicação.

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado por disponibilizar esse excelente material.

    ResponderExcluir
  6. Nossa, presentão maravilhoso... muito obrigada de coração.

    ResponderExcluir
  7. MANUAL DE PLANTA INDÍGENA... A PLANTA É INDÍGENA? OU SERIA UM MANUAL INDÍGENA DE PLANTAS?

    ResponderExcluir
  8. divulgar os resultados das curas com os respectivos remédios...entre os médicos alopatas....e os SUSjj

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Moringa, a árvore mágica que pode acabar com a fome no mundo

Taiobas, a confusão: Guia Definitivo de Identificação

A força do jazz na trilha dos desenhos antigos

Serralha, e a Serralha de Espinho. Verdura PANC.

7 técnicas de bioconstrução para fazer uma casa ecológica