Panteão Indígena Brasileiro
Nhanderu e a roda dos mundos
Nhanderu também chamado de Iamandu (o deus sol) cuja expressão é Tupã
(trovão) junto com Araci também chamada iaci ou jaci (a deusa lua) são
as duas primeiras entidades do Edhen a cruzar a barreira com Paradísia
na América do Sul num lugar descrito como um Monte na região do Aregúa
(paraguai). E de lá criaram os animais, plantas da América do Sul e as
primeiras criaturas místicas , iniciando o povoamento de Paradísia.
Nhenderu criou Rupave e Sypave em uma cerimônia elaborada, formando
estátuas de argila do homem e da mulher com uma mistura de vários
elementos da natureza. Depois de soprar vida nas formas humanas,
deixou-os com os espíritos do bem e do mal. Rupave e Sypave ("Pai dos
povos" e "Mãe dos povos") tiveram três filhos e um grande número de
filhas. O primeiro dos filhos foi Tumé Arandú, considerado o mais sábio
dos homens e o grande profeta do povo Guarani. O segundo filho foi
Marangatu, um líder generoso e benevolente do seu povo, e pai de Kerana,
a mãe dos sete monstros legendários do mito Guarani. Seu terceiro filho
foi Japeusá, que foi, desde o nascimento, considerado um mentiroso,
ladrão e trapaceiro, sempre fazendo tudo ao contrário para confundir as
pessoas e tirar vantagem delas. Ele eventualmente cometeu suicídio,
afogando-se, mas foi ressuscitado como um caranguejo, e desde então todos
os caranguejos foram amaldiçoados para andar para trás como Japeusá.
Mito guarani da criação
A figura primária na maioria das lendas guaranis da criação é Iamandu
(ou Nhanderu ou Tupã), o deus Sol e realizador de toda a criação. Com a
ajuda da deusa lua Araci, Tupã desceu à Terra num lugar descrito como um
monte na região do Aregúa, Paraguai, e deste local criou tudo sobre a
face da Terra, incluindo o oceano, florestas e animais. Também as
estrelas foram colocadas no céu nesse momento.
Tupã então criou a humanidade (de acordo com a maioria dos mitos
Guaranis, eles foram, naturalmente, a primeira raça criada, com todas as
outras civilizações nascidas deles) em uma cerimônia elaborada,
formando estátuas de argila do homem e da mulher com uma mistura de
vários elementos da natureza. Depois de soprar vida nas formas humanas,
deixou-os com os espíritos do bem e do mal e partiu.
Nhanderuvuçú é considerado Deus supremo na religião primitiva dos índios brasileiros.
Nhanderuvuçú não tem forma humana a chamada forma antropomórfica, é a
energia que existe, sempre existiu e existirá para sempre, portanto
Nhanderuvuçú existe mesmo antes de existir o Universo.
A única realidade que sempre existiu, existe e existirá para sempre é a
energia a qual os índios brasileiros identificam como Nhanderuvuçú.
No princípio ele criou a alma, que na língua tupi-guarani diz-se
"Anhang" ou "añã" a alma; "gwea" significa velho(a); portanto anhangüera
"añã'gwea" significa alma antiga.
Nhanderuvuçú criou as duas almas e, das duas almas (+) e (-) surgiu "anhandeci" a matéria.
Depois ele disse para haver lagos, neblina, cerração e rios.
Para proteger tudo isso, ele criou Iara.
Nhanderuvuçú criou também Caaporã o protetor das matas por si só
nascidas e protetor dos animais que vivem nas florestas, nos campos, nos
rios, nos oceanos, enfim o protetor de todos os seres vivos.
Caaporã quando é evocado para proteger as plantas plantadas junto aos
roçados dos índios é chamado por eles de forma carinhosa com o codinome
de Ceuci.
Caaporã em língua tupi-guarani significa "boca da mata "Caa = boca e Porã = mata"
Dizem as lendas que no meio dos animais protegidos por Caaporã apareceu mais um casal de animais.
A primeira mulher, Amaú (Sypave) e, o primeiro homem, Poronominare (Rupave).
Primeiros humanos
Os humanos originais criados por Tupã eram Rupave e Sypave, nomes que
significam "Pai dos povos" e "Mãe dos povos", respectivamente. O par
teve três filhos e um grande número de filhas. O primeiro dos filhos foi
Tumé Arandú, considerado o mais sábio dos homens e o grande profeta do
povo Guarani. O segundo filho foi Marangatu, um líder generoso e
benevolente do seu povo, e pai de Kerana, a mãe dos sete monstros
legendários do mito Guarani (veja abaixo).
Seu terceiro filho foi Japeusá, que foi, desde o nascimento, considerado
um mentiroso, ladrão e trapaceiro, sempre fazendo tudo ao contrário
para confundir as pessoas e tirar vantagem delas. Ele eventualmente
cometeu suicídio, afogando-se, mas foi ressuscitado como um caranguejo, e
desde então todos os caranguejos foram amaldiçoados para andar para
trás como Japeusá.
Entre as filhas de Rupave e Sypave estava Porâsý, notável por sacrificar
sua própria vida para livrar o mundo de um dos sete monstros
legendários, diminuindo seu poder (e portanto o poder do mal como um
todo).
Crê-se que vários dos primeiros humanos ascenderam em suas mortes e se tornaram entidades menores.
Os sete monstros legendários
Kerana, a bela filha de Marangatu, foi capturada pela personificação ou
espírito mau chamado Tau. Juntos eles tiveram sete filhos, que foram
amaldiçoados pela grande deusa Arasy, e todos exceto um nasceram como
monstros horríveis. Os sete são considerados figuras primárias na
mitologia Guarani, e enquanto vários dos deuses menores ou até os
humanos originais são esquecidos na tradição verbal de algumas áreas,
estes sete são geralmente mantidos nas lendas. Alguns são acreditados
até tempos modernos em áreas rurais. Os sete filhos de Tau e Kerana são,
em ordem de nascimento:
1 - Teju Jagua, deus ou espírito das cavernas e frutas
2 - Mboi Tu'i, deus dos cursos de água e criaturas aquáticas
3 - Moñai, deus dos campos abertos. Ele foi derrotado pelo sacrifício de Porâsý
4 - Yacy Yateré, deus da sesta, único dos sete a não aparecer como monstro
5 - Kurupi, deus da sexualidade e fertilidade
6 - Ao Ao, deus dos montes e montanhas
7 - Luison, deus da morte e tudo relacionado a ela
O Mito: A criação da Noite
Nas Aldeias de todo o mundo, nas terras dos índios, era sempre dia.
Nunca havia noite, estava sempre claro. Os homens não paravam de caçar,
nem as mulheres de limpar, tecer e cozinhar. O sol ia do leste ao oeste e
depois refazia o caminho, ia do oeste ao leste, seguindo assim.
Mas teve um dia que o caso mudou. Quando Tupã, aquele que controlava
tudo, havia saído para caçar, um homem muito curioso tocou no frágil Sol
para saber como funciona. Então o Sol que dava luz e calor havia se
apagado, havia quebrado em mil pedacinhos. Então as trevas haviam
reinado na aldeia.
Tupã não se conformou com tal atitude do homem, e o transformou em um
novo animal, que tinha as mão douradas como o Sol que brilhava. E deu-se
o nome àquele bicho de macaquinho-de-mão-d'ouro. Tupã então tratou de
refazer o Sol. Mas ele só ia ao oeste e não conseguia voltar. Então
criou assim a Lua e as estrelas para iluminarem a noite. E assim ia, o
Sol ia até o poente, não voltava, e então vinha a Lua e as estrelas.
Acabava a noite e o Sol voltava. mas o sol sempre sorrindo ia e um dia
viu a lua orgulhoso do que fez
Enfim os índios Brasileiros adoram o que existe de fato, adoram somente o
que é realmente real, os fenômenos naturais, o clima, a natureza,
apenas as coisas reais. "A realidade é a única verdade em que podemos
acreditar".
"Tupã-Cinunga" ou "o trovão", cujo reflexo luminoso é tupãberaba, ou
relâmpago cuja voz se faz ouvir nas tempestades sua morada é o Sol.
Tupã representa um ato divino, é o sopro da vida, e o homem a flauta em pé, que ganha a vida com o fluxo que por ele passa."
O PANTEÃO
ANGATUPRI - Espírito ou personificação do bem
ANHANGÁ - Deus Infernal
ANHUM - Deus do Canto e da Música, neto de Tupã tocava Taré.
ARACI - Na mais longínqua e remota antiguidade, Itaquê, o mortal,
amou a imortal Deusa Lua Jaci. Dessa união, nasceu Araci, que ao
morrer, foi elevada aos céus por sua mãe, tornando-se a ninfa das manhãs
e da aurora.
BOTO - Deus dos abismos dos mares, que governa os oceanos e
habita a sagrada Loca, que é a habitação dos Deuses marinhos no fundo
das águas.
COROACY - Deusa Solar ou a Mãe do Dia. Ela representa a primeira visão do Sol matinal.
CURUPIRA - Foi enviado para terra por Tupã para proteger os campos e florestas.
CY - A Mãe de Todos, a encarnação da Terra e de todos os ventres grávidos.
DEUSA ARANHA - Deusa tecelã da vida que trouxe nos fios de sua teia os Caiapós do espaço para habitar a Terra.
GUARACY - Deus Sol.
IAVU-RÊ-CUNHÃ - Duende da Mata dos Kamaiurá.
JACY - Deusa-Lua, a poderosa Mãe da Noite e Senhora dos Deuses. Tem duas formas: Jacy Omunhã (Lua Nova) e Jacy Icaua (Lua Cheia).
JURUTI - A Mãe dos rios.
KATXURÉU - Deusa da Morte dos indígenas.
MARA- Deusa das Trevas.
MULHER ARARA - Deusa Mãe que possui o poder de transformar-se tanto em pássaro como em mulher.
NAIÁ - Fada que habita a flor da planta conhecida por Vitória-Régia.
NETE BEKU - Deusa Mãe que ensinou aos Kaninawás sobre o uso dos vegetais.
NHARÁ - Deus do Inverno.
PÉDLERÉ - Deusa da Morte dos índios krahôs.
PÔLO - Deus do Vento e Mensageiro dos Deuses.
POMBERO - Um espírito popular de travessura
PYTAJOVÁI - Deus da guerra
RUDÁ - Deus do Amor, encarregado da fertilidade e da reprodução.
SETE ESTRELO - O Deus das Plêiades.
SUMÁ - Deusa da Ira, que envolta em uma manta negra de cipó chumbo, vagava pela terra, espalhando ódio e discórdia. Era uma Deusa Guerreira que orientava e protegia a agricultura. Uma lenda bem antiga, afirma ser ela filha legítima de Tupã e Jaci.
TAMBA-TAJÁ - Deus do Amor.
TAU - Deus/Espirito do Mau.
TATAMANHA - Deusa das Labaredas e das faíscas.
TICÊ - Esposa de Anhangá (Deus Infernal).
TIRIRICAS - Deusas da Raiva, do Ódio e da Vingança.
TOLORI - Deus da Tempestade e inimigo das mulheres.
TUPÃ - (que na língua tupi significa trovão) é uma entidade da mitologia tupi-guarani.
Câmara Cascudo afirma que Tupã "é um trabalho de adaptação da catequese". Na verdade o conceito "Tupã" já existia: não como divindade, mas como conotativo para o som do trovão (Tu-pá, Tu-pã ou Tu-pana, golpe/baque estrondante), portanto, não passava de um efeito, cuja causa o índio desconhecia e, por isso mesmo, temia. Osvaldo Orico é da opinião de que os indígenas tinham noção da existência de uma Força, de um Deus superior a todos. Assim ele diz: "A despeito da singela idéia religiosa que os caracterizava, tinha noção de Ente Supremo, cuja voz se fazia ouvir nas tempestades – Tupã-cinunga, ou "o trovão", cujo reflexo luminoso era Tupãberaba, ou relâmpago. Os índios acreditavam ser o deus da criação, o deus da luz. Sua morada seria o sol
Para os indígenas, antes dos jesuítas os catequizarem, Tupã representava um ato divino, era o sopro, a vida, e o homem a flauta em pé, que ganha a vida com o fluxo que por ele passa.
UALAIMKÍPIA - Deusa-Pássaro da Morte equivalente a Deusa grega Hécate.
UIAPURU - O Deus do amor do mundo alado, o pássaro encantado considerado o orfeu amazônico.
VITÓRIA RÉGIA - Deusa-fada do reino vegetal.
XUNDARUÁ - Deusa Peixe-Boi padroeira da pesca e dos pescadores.
Era o deus dos peixes. Era , segundo outros, a Sereia ou Mãe d'água, pois Y-Yára quer dizer - a que mora na água. A raça desses monstros marinhos chamavam de Y-Yára-ruoiara.
“Yebá Beló fez a si mesma a partir de utensílios invisíveis e pensava em como deveria criar o mundo. Ainda não havia luz, Yebá então criou três trovões, do primeiro fez surgir Emeko, um ser invisível, do segundo Emeko criou o Sol e com poder concedido por Yebá Beló criou o homem. Do último trovão Emeko criou os animais. Yebá formou ainda a terra, com sementes do seu seio esquerdo e adubando com leite do seio direito. A criação se dá por completo, quando dois índios, Curu e Rairu, enviados por Tupã, estendem uma corda e puxam pessoas por um buraco na terra, dando início a povoação do mundo”
YUSHÃ KURU - Deusa feiticeira ou curandeira que ensinou os xamãs kaxinawás a curar. Conhecida também como a Fêmea Roxa, deu muitos conselhos e surgiram os remédios. Uns eram venenos para matar: olho forte, Beru Paepa. Mijo amargo, Isü Muka. Outro para coceira, Nui. A velha Fêmea Roxa observava bem as folhas e os pés das árvores: ─ Esse mato não é remédio forte.
E assim foi... Surgiram muitos remédios, todos os remédios que têm na mata. Remédio bom que cura as pessoas. Bom para picada de cobra, picada de escorpião, aranha, reumatismo e fígado.A Fêmea Roxa,
Yushã Kuru, conhecia bem todas as folhas desses remédios.
Depois não ensinava vira mais ninguém. Usava todos esses remédios sempre escondida de todo mundo. Até que um dia, a velha Fêmea começou a ensinar para neto dela, o tubo de sua filha. Ensinava a ele todos os remédios da mata que sabia. Ensinava também como preparar estes remédios. Também ensinava o remédio forte e venenoso para colocar feitiçono outro. E experimentava com ele para saber se ele tinha aprendido tudo que sua avó sabia.
Aprendeu a preparar o veneno para botar feitiço no outro. E, as vezes, com mato venenoso, tirar o espírito da pessoa.Quando a mulher moça ou o homem rapaz crescia bonito, ela botava feitiço. Quando o homem era trabalhador, a mulher fazia artesanato e quando esculhambava com a velha Fêmea Roxa ela também botava feitiço para essas pessoas morrerem.
Na aldeia, o povo nau sabia o que a Fêmea Roxa fazia. Passou muito tempo sem ninguém perceber a situação.
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