O que é madeira de demolição e porque seu uso é aconselhável

A primeira pergunta que nos é feita a todo o momento é : “O Que é Madeira de Demolição? ” Por não terem um conhecimento específico muitos já chegam afirmando: “é um móvel usado” ,ou, “ é um móvel antigo”.

Explicaremos de forma simples e objetiva o que realmente significa. 

Como o nome já diz, é aquela madeira que tem origem da demolição de uma construção, como, casas, barracões ou armazéns, que eram utilizados no meio agrícola e hoje não oferecem condições de serem reformados.

 



Na construção das edificações, usavam-se uma grande quantidade de madeiras nobres, como a peroba rosa, ipê, carvalho ou jacarandá. Pois na época era necessário, utilizar algo que houvesse uma maior resistência ás condições climáticas, ou seja, precisava durar um bom tempo, afinal, não daria para construir uma casa, que não fosse resistente. Não podemos confundir madeira de reflorestamento com madeira de demolição. A Madeira de reflorestamento é floresta plantada, onde nas indústrias ou madeireiras acontece o seu beneficiamento. Já a de demolição, sai de obras que foram destruídas, matérias nobres que ainda têm uma durabilidade incalculável.

Ao verem essas edificações serem demolidas, observou-se que um material valioso “a madeira” estava se tornando entulho, foi a partir daí que começaram a reciclar e separar todo esse material. 



Divisão de Categoria da Madeira de Demolição

A madeira de demolição é dividida em duas categorias: Tábuas e as Peças. As tábuas são aquelas que usavam como assoalhos ou paredes. A grande maioria desses armazéns ou casas, tinham suas paredes de madeira, ou seja, nessas edificações não havia paredes de tijolo e cimento, mas sim de madeira. Já as peças faziam o papel estrutural, sendo usada nas colunas da obra, na estrutura do telhado ou ainda como barrotes para receber o piso.
 
Após ser higienizada e receber tratamento adequado, a madeira de demolição toma a forma desejada e nenhuma peça será igual à outra, afinal, ranhuras características feitas por pregos e o desgaste natural da madeira que já foi usada anteriormente propiciam exclusividade a cada pedaço da madeira de demolição.
 
Esse material está diretamente ligado à sustentabilidade e a maneira consciente de usar a natureza a nosso favor. Muitas dessas madeiras são nobres e, ao invés de serem extraídas do meio ambiente, são reutilizadas e ganham novas funcionalidades sem causar danos ao ecossistema.
 
 

De uns tempos para cá, a madeira de demolição ganhou destaque na decoração e conquistou designers e arquitetos renomados, que pregam a responsabilidade ecológica em seus trabalhos. E você também pode ter uma peça em sua casa. 
 


A madeira de demolição pode ser usada em painéis que recobrem paredes e dão toque rústico ao ambiente. Ela pode ser empregada também na fabricação de portas, assoalhos, jardins verticais, escadas, em torno da lareira, mesas, cadeiras, tampos, cômodas, cristaleira, divisórias, janelas, aparadores, adornos, entre outros.
 
 
 

Cuidados simples garantem a longevidade do móvel. Caso fique exposto ao sol e a chuva, deve-se passar verniz para protegê-lo. Se ele fica em ambientes internos, especialistas recomendam polir com uma lã de aço seca e passar uma camada de cera de carnaúba para resgatar o brilho.
 
Fontes: 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ISA lança manual sobre plantas indígenas com download gratuito

7 técnicas de bioconstrução para fazer uma casa ecológica

A força do jazz na trilha dos desenhos antigos

Taiobas, a confusão: Guia Definitivo de Identificação

Moringa, a árvore mágica que pode acabar com a fome no mundo

Casas subterrâneas dos Kaingang – Povos da Tradição Taquara