Origem das árvores
Origem das árvores: As pteridófitas foram as plantas pioneiras que deram origem às primeiras árvores, o que teria ocorrido entre 200 milhões e 300 milhões de anos atrás.
As árvores primitivas eram as samambaias e cavalinhas arbóreas do Carbonífero. As samambaias arbóreas ainda existem, como o xaxim. No Triássico apareceram coníferas, ginkgos, cicadáceas e outras gimnospermas, e no Cretáceo apareceram as angiospermas.
A primeira árvore pode ter sido a Wattieza, cujos fósseis foram encontrados no estado de Nova York em 2007, datando do Devoniano Médio (cerca de 385 milhões de anos atrás). Antes desta descoberta, Archaeopteris era a primeira árvore conhecida.
Representação artística de Wattieza genus |
A primeira árvore
Foram descobertas amostras bem preservadas da Wattieza (árvore de Gilboa), com idade estimada de 380 milhões de anos.no condado de Schoharie. Trata-se de fósseis do que é considerada a mais antiga árvore do mundo.
“Os restos fossilizados foram encontrados na região de Gilboa, onde se acredita ter sido formada a mais antiga floresta do mundo, surgida no período Devoniano.
A árvore possuía um pequeno sistema radicular, com raízes do mesmo tamanho, o seu longo era despido de ramos e folhas terminando numa grande rama que se dividia em pequenos ramos, provavelmente atingia os 10 metros de altura e se reproduzia por meio de esporos.
Semelhante a uma palmeira gigante, essa espécie habitou um período em que a vida terrestre era composta por pequenos artrópodes, um filo animal que inclui insetos, aranhas e crustáceos. Segundo os seus descobridores não havia animais com a capacidade de voar, muito menos anfíbios e répteis, essa árvore precedeu os dinossauros em 140 milhões de anos.
Durante o Mesozóico, as coníferas surgiram e se adaptaram para viver em todos os principais habitats terrestres.
Datação das árvores
Dracaena draco L., o dragoeiro |
A datação das árvores é normalmente aferida observando os anéis de crescimento, quando a árvore é cortada, ou em núcleos tomados a partir da casca para o centro da árvore.
Esta determinação é possível apenas para as árvores que produzem anéis de crescimento, geralmente aquelas que habitam climas sazonais, bem definidos. Árvores em regiões com climas não sazonais crescem continuamente e por isso não têm anéis de crescimento distintos.
Essa medição também é possível para as árvores que são sólidas em seu centro, muitas árvores tornam-se vazias com a morte de seu cerne. Para algumas destas espécies, estimativas de idade foram feitas por meio de extrapolamento das taxas de crescimento atuais, mas os resultados são geralmente em grande parte especulação.
Links:
Ave, Ana.«DinoGeologico: Árvores fósseis…». dinogeologico.blogspot.com
«Museu de Paleontologia e Estratigrafia “Prof. Dr. Paulo Milton Barbosa Landim”». www.rc.unesp.br
Por Josué Fontoura
Comentários
Postar um comentário