Por que para festa ser "boa", tem que incomodar o vizinho?
Nestes últimos dias, no coletivo, enquanto retornava a tranquilidade do meu lar, pude ouvir um relato detalhado de uma das pessoas que estavam presentes no mesmo veículo, que fizera uma festa em sua residência, mas que não a considerou um sucesso, simplesmente pelo fato de não ter ido nenhum vizinho até a sua porta reclamar.
Isso me colocou em profunda reflexão de como as pessoas, de um modo geral, tem percebido o mundo em que vivem.
Somos tão estimulados, desde a tenra idade, pelo sistema, a competir, a superar o outro, o próximo, que não conseguimos mais nos regozijar com a nossa própria realização, se essa não causar a frustração de alguém. Isso parece humano?
Porque eu preciso "incomodar a vizinhança" para me considerar vencedor?
Vivemos de fato, numa cultura, onde nosso principal objetivo não é nossa realização pessoal, ou humana, mas sim superar alguém, e humilhá-lo. Nos tornarmos invejáveis, ou seja, merecedores da inveja alheia, como se esse sentimento negativo fosse alguma espécie de premiação pelo nosso êxito, por menor, ou maior, que seja. Vide as redes sociais, com todos ostentando suas conquistas e sorrindo, aguardando que sejam "curtidos" pelos outros, teoricamente, superados naquele momento.
Tem noção do quanto isso é antinatural? Despertar sentimentos negativos, como a inveja, em outras pessoas também é de nossa responsabilidade. Precisamos ter mais cuidado com isso.
Não precisamos ostentar nossa glória, e "gritar para todos os cantos do planeta", nossas conquistas pessoais. Pense o quanto ainda falta para que você se torne de fato realizado. Esse glória momentânea resolverá definitivamente todos os seus problemas? Claro que não... Ninguém nessa existência consegue isso. NINGUÉM.
A pior parte disso, e que este sentimento despertado nas outras pessoas, que é de sua responsabilidade por, tê-lo exibido de forma tão agressiva, cria uma dificuldade imensa de relacionamento entre você e essas pessoas, que te invejarão, quererão o que é seu, dificultarão para que você conquiste algo novamente se estiver ao alcance delas ajudar, e, em muitos casos, poderão querer te fazer mal, pelo puro ódio despertado pelo seu exibicionismo. Pense nisso.
Não há mal nenhum em comemorar, mas não é necessário "chamar a atenção de toda a vizinhança" para ela. A felicidade é algo que você deve encontrar em seu íntimo, e não depende do descontentamento de outrem. Na realidade, quando isso causa verdadeiramente o contentamento dos que te cercam essa sensação é amplificada... Só depende de como você vai demonstrar isso.
Lembre-se: "Ascensão e queda são dois lados da mesma moeda."
Mantenha-se humilde... Caminho do Meio!
Saudações!!!!
Comentários
Postar um comentário